terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Kóblic

De todas as ditaduras militares que assolaram a América Latina, a argentina é favorita ao título de mais sanguinária. Não é honroso nem fácil, pois a concorrência foi forte. Neste filme o diretor Sebastián Borensztein não chega a mostrar ações diretas dos militares contra a população, mas o foco são os bastidores e como algumas insanidades tentavam ser dribladas por cidadãos que almejavam um pouco de paz.

Fugindo dos ditadores, o protagonista Kóblic (Ricardo Darín) não é um revolucionário subversivo e comunista, mas um militar. Assombrado pela memória de quando comandava os chamados voos da morte, dos quais militantes contrários ao regime eram jogados vivos ao mar, Kóblic busca refúgio na pequena Colônia Elena. Não quer derrubar o regime, conspirar contra a alta cúpula do governo nem vazar informações secretas, mas somente seguir sua vida.

Essa abordagem distinta permite uma análise mais específica do que a hegemonia de pensamento reprimindo ideologias contrárias. Mesmo que a história dos governos militares seja recente na América Latina, há quem defenda a volta dos mesmos e entre tantos absurdos para tentar justificar tal insanidade, está o falso argumento de que esses regimes só perseguiam criminosos.

Os governos militares, ilegítimos por terem tomado o poder com um golpe ao invés de eleitos pela população, se mantinham a base da força, mesmo que isso significasse prender, torturar, matar e ocultar cadáveres. Esse clima de insegurança gerava indignação de grupos dispostos a derrubar o regime e restaurar a democracia, o que posteriormente era distorcido e utilizado pelos militares como justificativa para o terror institucional do Estado.

Outro sintoma de um governo arbitrariamente violento foi o clima de insegurança fomentado entre a própria população. Qualquer um poderia ser informante oficial e, mais do que isso, qualquer civil poderia denunciar uma atitude que considerasse suspeita.

Como vemos no filme, esse estado de insegurança permanente faz imperar a lei do silêncio. Qualquer deslize, uma simples palavra mal colocada, pode gerar extrema desconfiança e fazer com que privilégios sejam defendidos com unhas e dentes. A meritocracia já era uma falácia nos tempos do regime militar; na prática o que imperava era o status proveniente de amizades.

Quem eventualmente não tinha uma carreira militar nem amigos influentes ficava sujeito ao rigor implacável das leis e das arbitrariedades ilegais, porém corriqueiras. Claro que não estamos totalmente livres das arbitrariedades tendenciosas por parte de autoridades, porém a justiça militar não oferece recursos e apelações. O direito à ampla defesa e contraditório é uma conquista que não tem preço, mas que só damos valor quando precisamos.

A metáfora de liberdade desfeita, através do avião que não voa, dá suporte à rigidez militar, incompatível com uma sociedade civil que pretende ser minimamente moderna. Em meio ao regime totalitário é inaceitável que Kóblic permaneça em um pequeno vilarejo sem trabalho e essa é uma ideia permanente aos regimes de extrema direita.

Desde a famosa placa de ‘o trabalho liberta’, na entrada de Auschwitz, às prisões por vadiagem em nossa época de ditadura, há uma valorização da exploração do trabalho que não visa à ascensão do indivíduo, mas a alienação através de jornadas exaustivas, reduzindo a população a meras peças de reposição no mercado de trabalho.

A síntese de quem não quer lutar contra esse sistema, mas também se recusa a fazer parte dele, está em Kóblic. Com motivos de sobra para não querer mais atuar nas Forças Armadas, o personagem não tem a opção de simplesmente desistir e seguir sua vida. O regime não oferece alternativas, não oferece diálogos, não oferece liberdade.

É impressionante como hoje algumas pessoas ainda acreditam na ideia de que ao menos havia crescimento econômico e não havia corrupção. Ainda que a economia fosse o único parâmetro para analisar a qualidade de vida, nem assim as ditaduras seriam justificáveis, afinal a maquiagem dos dados relativos à economia é o que sustenta essa falsa premissa.

Mais introspectivo, porém sem deixar de lado a violência física inerente ao período, o filme de Sebastián Borensztein traz uma outra perspectiva, distinta da forma habitual como a ditadura é tratada. Mesmo com dezenas de filmes e livros retratando o período, diante da nova guinada à direita no espectro político da região, nunca é demais lembrar dos horrores passados. Quem sabe uma nova abordagem ajude a abrir os olhos de quem parece força-los a permanecerem fechados.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...