terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Querida, vou comprar cigarros e já volto (Querida voy a comprar cigarrillos y vuelvo)

Voltar no tempo e reviver alguma situação pela qual passamos, mas com a maturidade que só a experiência pode proporcionar. Um tema recorrente no imaginário popular, que virou tema para os diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat. De forma bem humorada e explorando os aspectos trágicos das situações, os diretores permeiam a história com algumas questões bem interessantes, que além de divertir nos instigam a pensar em aspectos de nosso cotidiano.

O protagonista é Ernesto Zambrana (Emilio Disi), que com cerca de sessenta anos recebe a proposta de reviver dez anos de sua vida, a partir de qualquer data de sua escolha. Essa proposta tende a ser mais valiosa que um prêmio de mega sena. Não é só o dinheiro, mas a chance de consertar erros cometidos no passado que tiveram consequência ao longo de toda a vida. Pense rápido, para qual dia você gostaria de voltar?

Ernesto opta por voltar a tempo de pedir desculpas à mãe pela distância ao longo da vida. Note que ele iria reviver dez anos, podendo passar todo esse tempo próximo a ela caso quisesse realmente arrumar o que considerava um erro, mas prefere voltar apenas a tempo de se desculpar. Não temos elementos suficientes para julgar essa atitude. Nunca se sabe o que leva alguém à escolha de seus caminhos.

Pego de surpresa e munido apenas da esperança de tornar sua vida recente marcante, o protagonista logo percebe que reviver um período não o torna imune às imprevisibilidades do destino. Não é uma questão moral, pois sendo egoísta ou altruísta os imprevistos seguem transformando sua vida em algo independente de sua própria vontade.

Quando pensamos em algum erro cometido temos a tendência de imaginar que se pudéssemos consertar aquele ponto específico todo o resto teria o mesmo desdobramento, com a vantagem de um problema desfeito. O que o filme mostra, ainda que de forma cômica e caricaturada, é que nossa vida se equilibra em uma estrutura formada pelos detalhes do dia-a-dia. Alterar um detalhe implica em desestruturar os eventos seguintes.

Claro, são hipóteses que não passam de uma abstração, não se trata de considerar uma viagem no tempo oferecida por um emblemático ser imortal como o filme sugere, mas podemos pensar em como, independente da maturidade e experiência de vida que temos, nossos erros são inevitáveis a ponto de ser mais eficiente uma flexibilidade diante dos desdobramentos de nossas ações do que o saudosismo de um fato que deveria ter acontecido.

Não bastasse a versatilidade de nossa própria vida de acordo com os caminhos que escolhemos com o passar dos anos, ainda temos inúmeras pessoas com quem interagimos de uma forma ou de outra, por vezes sem nem perceber, e que vão influenciar em nossa vida. Em meio à comédia de personagens rabugentos e mal humorados, existe certa melancolia da vida como uma prisão, da qual não podemos escapar e tão pouco tomar as rédeas. 

As supostas vantagens que a experiência poderia trazer a um jovem com décadas a mais de vivência esbarram no fato de que a vida sempre irá frustrar nossas expectativas, sobretudo quando elas forem muito fechadas. As oscilações do comportamento humano ao longo da idade não ocorrem por acaso, mas são fruto de uma longa evolução que levou a adaptação dos indivíduos de acordo com a necessidade de cada época da vida.

Ernesto volta à juventude apostando em sua sabedoria, porém não demora para perceber que tem muito o que aprender. Apesar do corpo agora jovem, sua mente não tem a versatilidade do início da vida e seu conhecimento está deslocado no tempo. Uma ação que parece razoável hoje pode ter um impacto bem distinto quando transposta para um tempo com costumes bem distintos.

O que o filme mostra nas entrelinhas de todo o enredo inusitado e cômico é que a vida não é uma máquina com funcionamento isolado, à qual podemos trocar peças e rearranjar funções. Talvez a melhor definição seja a de John Lennon – que não escapou do roteiro do filme – quando afirmou que a vida é o que acontece conosco enquanto estamos ocupados fazendo planos.

A vida de Ernesto não precisou de nenhuma magia para chegar ao tédio extremo do início do filme. Basta passar o tempo todo imaginando o quão grandioso nosso destino poderia ter sido, o que na prática se concretiza para pouquíssimas pessoas, ao invés de imaginar o que podemos extrair do que realmente temos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...